O oceano profundo de Murcof

Murcof consegue um resultado ímpar na  fusão de música eletrônica com clássica. O artista mexicano parece saber exatamente o que quer de cada gênero e de cada instrumento, deixando só o essencial para formar suas sinfonias “eletrônicas” audiovisuais.

Em Oceano, ele conta musicalmente com a Orquestra BCN 216, além de efeitos de luz e vídeo do artista Flicker, para fazer uma apresentação de raro equilíbrio, com músicos e máquinas partilhando o andamento das composições. Num determinado momento, é um ritmo glitch minimalista que comanda a sala. Em outros, a orquesta se impõe, com espaço até para  instrumentos de sopro do jazz, de forma completamente harmônica e importantes para a narrativa.

O concerto foi realizado no Arnolfini, centro de arte & performance contemporâneas de Bristol, na Inglaterra. Coisas interessantes parecem rolar por lá.  No mesmo lugar, um tal Sun Araw criou uma trilha ao vivo para o filme Satyricon, de Fellini.

* Para saber mais sobre o termo glitch e tantos outros que o site do Novas Frequências mencionou, relacionados a música de vanguarda: o livro Audio Culture fala sobre novos gêneros, entre outras associações, e tem textos de gente com Brian Eno, Simon Reynolds e John Cage. Consulte aqui.


Postado por Gustavo mm

Sun Araw, Andy Stott e Com Truise por Guga Liuzzi

Sun Araw por Guga Liuzzi

Andy Stott por Guga Liuzzi

Com Truise por Guga Liuzzi

Fissurado nas atrações do Novas Frequências, o carioca Guga Liuzzi topou o desafio: interpretar visualmente os trabalhos de Sun Araw, Andy Stott e Com Truise.

Guga, 27 anos, é surfista e nerd. Tambem é grafiteiro, artista plástico, ilustrador e designer. Ganhou reconhecimento ao grafitar os hidrantes e fradinhos da cidade do Rio de Janeiro, transformando-os em personagens que interagem com seu meio, a rua. Hoje está desenvolvendo pinturas e esculturas a partir de sistemas cromáticos próprios, desenhando com ferramentas de “generative arts” e fazendo uma série imagens de santos usando materias não usuais.

Para ver mais trabalhos do Guga, clique aqui.


Se você de alguma maneira trabalha com algum tipo de arte visual e, como o Guga, curte os artistas do Novas Frequências, mande um email para chicodub (@) gmail.com que a gente publica seu trabalho aqui.

Sexta Frequência #2

O fim de semana é uma boa oportunidade para escutar, com calma, o conteúdo musical de alguns artistas do Novas Frequências. Por isso, às sextas, um post direto ao ponto: remixes, podcasts e faixas de destaque dos artistas que subirão ao palco do festival.

Começando com um álbum inteiro do Psilosamples, para enriquecer sua coleção:

_Psilosamples: “As aventuras de Zé no planeta roça”

Download

Continuando, um sensacional podcast do Sun Araw para a revista The Wire: ”Super Slayerss, Adventures in Modern Music”. Não durmam pois é especial. Afrobeat, soul psicodélico, e outras aplicações…

_ Sun Araw presents: Super Slayerss, Adventures in Modern Music

Download

Nova atração: Psilosamples

Na mesma noite em que Pazes se apresenta, outra surpreendente atração sobe ao palco do Novas Frequências: direto de Minas Gerais, misturando sem pudor, cantigas, música folclórica e popular brasileira, com batidas e samples picotados na ponta da faca, este é Psilosamples!

Como diz o texto do próprio site ,”uma apresentação de improvável refinamento pelo universo da música eletrônica, entre outras denominações”. Feito com computador, controladores, samples e o colorido universo do folclore brasileiro pairando no ambiente. O preview do álbum, a seguir, traduz muito bem o resultado da combinação.

Homem do RÁ! Sound Tracks (Mix)

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/18035997"]

Agora uma faixa inteira, que deixaria um dos pioneiros dessa técnica de multi-picote de samples mais que orgulhoso (estamos falando de Akufen, ouçam aqui, mesmo, é impressionante como se pertencem)

_Psilosamples : O principe da roça

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/27652810"]

__
Postado por Gustavo mm

Beat desacelerado

                                        _Pazes

Faixas que ajudam, sem pressa, no seu próprio ritmo, a liberar as amarras que prendem quem não segue algumas orientações do que é fazer “música brasileira”. Lucas Febraro dá de ombros, mas na paz, a qualquer convenção, deixando transparecer totalmente sua queda pela “LA Beat Scene” e Dubstep para criar músicas simplesmente agradáveis de se escutar.  Seja remixando Los Hermanos, ou nas próprias produções, Pazes promete. E já cumpre.

Etacarinae

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/3556291"]

Matriarch

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/15584860"]

Los Hermanos Sétimo Andar (Pazes Remix)

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/10895064"]

As comparações com Flying Lotus são invevitáveis, mas há uma leve camada de poeira “lo-fi” encobrindo as músicas, tal qual Hype Williams, deixando-as ainda mais etéreas, como um sonho. Mas Pazes é real.

Mais dele aqui. 

__
Postado por Gustavo mm

Comunicado da Produção do Novas Frequências

O artista norte-americano Mark McGuire infelizmente não poderá tocar no Festival Novas Frequências por questões que envolvem a retirada do seu visto de trabalho.

Estamos alterando o McGuire por dois outros artistas, ambos brasileiros. No mesmo dia 11 de dezembro, no mesmo Oi Futuro Ipanema, o Novas Frequências orgulhosamente apresenta Pazes (de Brasília) e Psilosamples (de Minas Gerais).

O conceito do festival permanece inalterado. Continuamos sendo um festival internacional que aposta na vanguarda e nas últimas tendências da música. A qualidade do line-up, mesmo com a saída de McGuire, se mantém no mesmo nível.

Pazes e Psilosamples são promissores artistas nacionais com carreiras despontando tanto aqui no Brasil quanto lá fora. Pazes, único brasileiro selecionado para a Red Bull Music Academy deste ano, é um adepto da beat scene de Los Angeles. Já Psilosamples, faz uma espécie de IDM ruralista – música eletrônica misturada com cantigas e o folklore tradicional do interior do país.

Acompanhem o nosso site e nossos canais nas redes sociais para ficar por dentro destes dois excelentes artistas.

O início da venda dos ingressos do Novas Frequências permanece marcado para o dia 29 de novembro, terça-feira, na (somente) bilheteria do Oi Futuro Ipanema.

Festival Novas Frequências

Sun Araw vai além…..

Que tal uma trilha sonora para rolar infinitamente de carro pelo deserto ou para construir paisagens mágicas na mente? Isso é o que Night Gallery, gravado por Sun Araw em parceria com a banda The Eternal Tapestry, pode proporcionar.

Após decidirem o clima musical da jam session, os integrantes dessa orquestra psicodélica tocaram ao vivo por quase uma hora. São momentos do mais puro drone com os músicos improvisando seguidamente durante um encontro em Austin, no Texas. O resultado foi registrado diretamente no álbum, apenas editado para dividí-lo em quatro faixas.

_Preview de Night Gallery

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/18273900"]
Segue a abertura do programa de onde tiraram o nome do projeto. Muito bacana. Não é todo dia que essa linguagem é utilizada em séries de TV!

http://youtu.be/Y9pToHSFdwk

Murcof + Anti VJ

Os veículos que enaltecem Fernando Corona (Murcof) por si só já conferem uma grande credibilidade a sua carreira (BBC, The Independent, só para citar alguns). Mas é dissencando suas obras que compreendemos melhor os porquês, como na pareceria com o coletivo francês Anti VJ.

Pode-se dizer que o trabalho mexe com nossa percepção de espaços pela manipulação de som, luz e formas geométricas, mantendo um alto padrão de referência com essas linguagens (como o trabalho com luz de Keith Sonnier). O próprio Interview Magazine na entrevista com Sonnier anuncia: “visuais hipnóticos flutuando no espaço”, e essa talvez seja a mais econômica e precisa descrição; mas como imagens valem mais do que mil palavras, possivelmente os vídeos resumam tudo em um piscar de olhos (mas tente não piscar).

Trailer:

No site do Anti VJ pode-se fuçar um pouco mais de imagens do projeto e ainda outros trabalhos do coletivo. Vale a pena pois os artistas levam muito a sério as possibilidades do audiovisual, fazem colaborações muito fortes e obtém resultados impressionantes, como no trabalho apresentado aqui no Brasil (via Multiplicidade) junto com o Principles of Geometry.

Mais algumas imagens da apresentação de Murcof com o coletivo:

_ _
Por Gustavo mm

Sexta Frequência

Às sextas, podcasts, remixes e destaques musicais dos artistas do festival para serem saboreados ao longo do fim-de-semana.

Hoje: um set do cada vez mais comentado Com Truise, um remix poderoso de Sun Araw, uma versão disco-psicodélica de uma música do Emeralds (projeto de Mark McGuire), e uma faixa juke de um dos projetos de Andy Stott.

__Com Truise –  Komputer Cast (Ghostly Edition)

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/7543284"]

Através de suas produções, Com Truise já vem sendo merecidamente elogiado. Um pouco de sua trajetória e algumas faixas já foram postadas aqui no site do Novas Frequências, mas ouvir um podcast (ou dj set, como preferir) do artista é uma outra experiência.  O trabalho repleto de funk sintético, romantic boogie e synth em geral ajuda a entender de onde ele tira inspiração.

__Emeralds – Candy Shop (A.A. Wallace Disco Do-over)

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/17471344"]


__Remix feito por Sun Araw

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/20364592"]

Vale ouvir já que não é toda hora que Sun Araw se dedica a produzir material mais voltado para as pistas. Sua versão para a faixa do Owiny Sigoma Band é um afro-disco repetitivo; imagine um Prins Thomas psicodélico, ainda mais psicodélico.

__Andrea, projeto paralelo de Andy Stott:

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/playlists/431268" height="200"]

Para quem deixou passar desapercebido, desta vez não deixe de ouvir. As produções são, de fato, muito alto nível:

Semana que vem tem mais.

__
Postado por Gustavo mm