Novas Frequências 2014

Keith Fullerton Whitman

Keith Fullerton Whitman

Data/Local: ,

(Editions Mego/ Estados Unidos)

Poucos músicos eletrônicos são capazes de ocupar a consciência coletiva musical como o norte-americano Keith Fullerton Whitman. Seu conhecimento histórico e prático só é ultrapassado pelo seu incrível dom de realizar o que já foi feito de forma totalmente autoral, executando ideias ao mesmo tempo simples e complexas com ambição, precisão e aventura. Desde a fase breakcore sob o nome Hrvatski até as construções de guitarra/ computadores do sistema “playthroughs” até o seu imcomparável domínio de sintetizadores modulares analógicos e digitais.

Sua energia criativa tem sido atualmente utilizada no contínuo desenvolvimento de um apresentação de música eletrônica verdadeiramente ao vivo.Para tanto, vem incorporando um sistema modular baseado em hardware que permite uma complexidade de sons previamente disponível apenas via soluções em software. Esse trabalho se manifestou recentemente em um par de discos para o selo austríaco Editions Mego. Generators e Occlusions são totalmente improvisados e tocados sem ajuda de quaisquer materiais pré-gravados ou mesmo pré-arranjados.

KFW já se apresentou em alguns dos mais importantes festivais de música de vanguarda do mundo, como CTM (Berlim), Mutek (Montreal) e Unsound (Cracóvia). Nomes como Oren Ambarchi, Tony Conrad, Deerhunter, Matmos, Charlemagne Palestine e Terry Riley são alguns dos artistas com quem trabalhou no passado. Sua música já foi utilizada por coreógrafos e companias de dança como Chantal Yzermans (do Merce Cunningham Dance Studio) e a NYU New Music and Dance Ensemble.

 
Comments
 
Random Items
 
DJ Marfox por Diogo Simoes
DJ Marfox
Som Peba
Som Peba
10745048_10153288324902785_146325492_n
Bate-papo: Experimentação e Política Cultural