Blog

28 de novembro de 2018

Tathiana Lopes

“Acima de tudo, não tenha medo dos momentos difíceis. O que há de melhor vem com eles”  Rita Levi Montalcini Voltando ao que eu escrevi em 2017 nessa mesma época, para lançar a 7ª edição do festival, me dei conta de que, o que eu pensava há um ano, infelizmente cabe perfeitamente no momento que vivemos hoje: "O desafio de trabalhar com arte no Brasil segue num crescente assustador. Em pleno 2017, as pautas gira... Leia mais
27 de novembro de 2018

Refundar o tempo - GG Albuquerque

A arte não é um espelho da vida. É célebre a frase do pintor Paul Klee, segundo a qual a arte “não é uma reprodução do visível, ela torna visível”. Após variadas transformações gramaticais e reconfigurações de dispositivos técnicos desenvolvidas ao longo do século XX — o dodecafonismo e o atonalismo, a música concreta, eletrônica e eletroacústica, o bop, a improvisação livre, o minimalismo, as táticas de indetermina... Leia mais
1 de dezembro de 2017

Tathiana Lopes - Realizadora / Diretora de Produção

O desafio de trabalhar com arte no Brasil segue num crescente assustador. Em pleno 2017, as pautas giram em torno de censuras e discussões tendenciosas e opressoras, que distorcem o real valor que a cultura e a arte representam. Estamos regredindo a passos largos, e numa velocidade espantosa, caminhando numa direção que causa prejuízos sem fim. O que estamos vivendo vai além de uma crise política e econômica, estamos perdendo valores fundamentais que interferem na maneira como nos relacio... Leia mais
14 de novembro de 2017

“Música deve ser política”: uma entrevista com Aïsha Devi

Seu álbum Hakken Dub/Throat Dub é gutural e xamânico. Na tradição oriental, a música é conectada com a espiritualidade. A música faz parte do mundo espiritual e tem uma grande influência na cura e no bem-estar. Pois é tudo sobre frequências...Cada tom da voz causa um impacto diferente no corpo.   Você teve formação vocal. É difícil transitar entre os diferentes modos do canto, de um canto mais meditativo ao “clássico modo” ocidental? Voce... Leia mais
27 de novembro de 2016

Daniel Limaverde apresenta: Sweet Spot

Especialmente para o Novas Frequências e com o apoio do Red Bull Station em São Paulo, onde, por duas semanas, desenvolveu o trabalho em residência, Daniel Limaverde apresenta um projeto que trabalha a ressignificação dos espaços públicos do Rio de Janeiro através da criação de realidades virtuais sonoras. “Sweet Spot” é uma série de peças de áudio para serem escutadas em lugares específicos. Toda a série é disponibilizada gratuitamente para download e streaming e pode ser... Leia mais
2 de novembro de 2016

Dekmantel, Dissonantes e a violência do silêncio das mulheres na música experimental por Amanda Cavalcanti

O anúncio da primeira edição brasileira do festival holandês Dekmantel em 2017 foi boa notícia para os fãs de música eletrônica: com a instabilidade e genericidade de outros festivais do gênero, um evento que traga artistas de uma vertente mais aventurada da dance music é um prato cheio. Mas a divulgação da primeira metade do line up instigou uma discussão mais profunda e extensa no evento do festival no Facebook, que se centralizo... Leia mais
26 de novembro de 2015

Os selecionados para o hacklab

[caption id="attachment_396" align="alignnone" width="600"]Blattaria Controller 01 (Foto de Francisco Costa / Happenings 2015)[/caption] Os participantes do hacklab com o Interspecifics Collective já foram selecionados a partir do o... Leia mais
23 de novembro de 2015

"O conflito é o começo da conscientização", de Tim Terpstra

todaysart_repetition_at_my_distance_photo-by-Maurice-Tjon-a-Tham Ao pensar no tema de 2015 do Novas Frequências, RECAP, a primeira coisa que... Leia mais
19 de novembro de 2015

"Viral, vital", de Leo Vidigal

Niall2 King Midas Sound é um trio que faz ouvir, dançar e repensar. O KMS se formou em 2007 do encontro entre o produtor e instrumentista ingles Kevin Martin, o poeta trinidadiano Roger Robinson e a cantora japonesa Kiki Hitomi, partindo de um conceito ca... Leia mais
17 de novembro de 2015

"Fantasmática Geo Vox", de Lilian Zaremba

    aaAquela voz aguda não era apropriada para alguém descrita como “dama de ferro”. Suas frequências sonoras não denotavam, segundo o padrão já enraizado, credibilidade. Para o súditos da rainha britânica, este som agudo, um tanto esgani... Leia mais
16 de novembro de 2015

"África Bantu Brasileira", de Kiko Dinucci

clementina Há no Brasil, predominantemente, a presença de duas etnias africanas na formação da nossa música, os bantus (Angola, Congo, Moçambique, entre outros povos) e os yorubá... Leia mais
27 de outubro de 2015

A mostra de filmes

sc-2012-phill-niblock-performance-01_main_image Na quinta edição do Novas Frequências, acontecerá, pela primeira vez, uma mostra de filmes. Serão seis longa-metragens, entre documentários, filmes de arte e experimentos imagéticos, a serem apresentados na Audio Rebel, nos dias 1, 2, 3, 4, ... Leia mais
28 de novembro de 2018

O um, o todo - Chico Dub

  "E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: ‘Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro ... Leia mais
27 de novembro de 2018

Riddim - Calbuque

Na música jamaicana, nada se perde, tudo se reforma. Terra das praias de águas cristalinas, das montanhas verdejantes, do rum embriagante, do turismo que esconde as vastas desigualdades sociais, da refrescante Red Stripe, da deliciosa jerk chicken e do maior corredor de todos os tempos, sem mencionar a erva dos mil encantos, a ilha conquistou sua independência do Reino Unido em 1962 e, desde então, se movimenta numa série de ritmos e batidas sem similares. Do ska ao ragga, do reggae ao dub,... Leia mais
21 de novembro de 2017

Magnetoceptia - Maria de’ Medici & Maria Stuart

Maria de’ Medici e Maria Stuart é uma tragédia eletromagnética pós-elisabetana baseada na gola real Medici, ou gola Stuart, um elemento de indumentária histórico que funciona como uma “renda audível”, uma antena que capta ondas de rádio de acordo com o espaço em que se está, e faz se ouvir por meio de sons eletrônicos. Funciona como um um símbolo e um instrumento de regência global do espectro eletromagnético e do objeto sintético de desterritorialização / re-territoriali... Leia mais
14 de novembro de 2017

Espiral

“O som não possui face oculta, ele é todo adiante detrás e fora dentro, sentido de ponta-cabeça com relação à lógica mais geral da presença como aparecimento, como fenomenalidade ou como manifestação, e, assim, como face visível de uma presença em si subsistente. (...) Escutar significa entrar nessa espacialidade pela qual, ao mesmo tempo, ... Leia mais
17 de novembro de 2016

Identidade Visual do NF 2016

Segundo Chico Dub, curador e diretor artístico do Novas Frequências: "Nossa inspiração para a identidade visual do festival este ano, para a construção dos nossos mapas utópicos (em prol de uma 'Nova Ordem Mundial') são os chamados 'mapas topográficos' - principalmente aqueles feitos em impressora 3D. Queríamos uma Pangea idealizad... Leia mais
1 de novembro de 2016

Transemergências Sonoras por Eduardo Pininga

  Um dos maiores e mais violentos legados da colonização, seja em qualquer parte do mundo antigo ou moderno, é a desfamiliarização da língua materna entre os descendentes dos povos que ali se encontravam. Como o nosso português demonstra, a erradicação das línguas indígenas não chega a acontecer por completo, mas eventualmente elas acabam se tornando apenas um ruído do passado. Mas DJs, produtores e selos espalhados por todo o globo t... Leia mais
25 de novembro de 2015

"Universo em expansão", de Felipe Vaz

p0154vvt A qual nicho específico atende o Novas Frequências, reunindo improvisação livre, sons eletrônicos e experimentais, noise, subgêneros do techno e do ambient, arte sonora e por aí vai? Como encaixar este leque em nosso modelo mental de fes... Leia mais
23 de novembro de 2015

"Counterflows five years on", de Alasdair Campbell

DSC_0181 De uma certa forma, o Counterflows acabou de começar. Demora pelo menos cinco anos para que algo como o Counterflows se estabeleça e para que um festival comece a ter uma identidade que ressoe pelo cenário cultural de forma significativa. A ... Leia mais
18 de novembro de 2015

"Arquitetura & Sons & Vice-Versa", de Luca Forcucci

1325168094_01_cara_hyde_basso A relação entre arquitetura e som é implementada na memória de cada humano como, talvez, uma das primeiras percepções do mundo (e de palavra), enquanto se está nadando dentro... Leia mais
17 de novembro de 2015

"Sobre o paradoxal efêmero da materialidade", de Giuliano Obici

maxresdefault O quinto festival Novas Frequências apresenta uma instigante viagem pelo campo performático das artes sonoras. As trilhas que delineiam este campo se dão pela experimentação proposta por Pirerre Bastien, Quiet Ensemble, Inte... Leia mais
2 de novembro de 2015

As palestras, as oficinas, o hacklab

  paulo dos santos Além dos shows, da mostra de filmes e da festa, a quinta edição do Novas Frequências contará também com uma série de atividades extra-musicais que funcionarão, como na última edição, de apêndice te... Leia mais
22 de outubro de 2015

Sobre “Delivered in Voices”, performance inédita de Tunga

2015_05_08_pensatorium_25_c_foto gabi Carrera Nesse Novas Frequências, pela primeira vez em sua carreira, Tunga cria uma instal... Leia mais
28 de novembro de 2018

A cartografia rítmica de Moritz von Oswald - Chico Cornejo

O universo de permutações que a musicalidade atual nos oferece é tão vasto e diverso que mapeá-lo por gêneros muitas vezes se torna um daqueles facilitadores que rapidamente se transformam em hábitos nocivos que, ao invés de nos ajudarem a navegar por essa infinitude cromática e afetiva à qual a música dá forma, acabam por nos isolar de uma dimensão de descoberta essencial à fruição. Ademais, essas fronteiras também modulam gostos e percepções de um modo tão rígido que cada ... Leia mais
27 de novembro de 2018

Sobrepulsos - Felinto

O silêncio é o maior dos pulsos, onda intangível, longínqua e antiga como o tempo estendido daqui para além, lá trás, no era da explosão cósmica que gerou este universo e as condições de pressão atmosférica propícias para a manifestação do ar, da luz e do som tal como experienciamos diariamente. Dentro dos limites de nossa percepção convencionamos conceituar o silêncio como intervalo, repouso ou inação, no entanto, se nos libertarmos da chave especista com a qual fabricam... Leia mais
17 de novembro de 2017

Som da Terra, Sinal da Terra: Energias e Magnitudes da Terra nas Artes.

O rádio era escutado antes mesmo de ser inventado. O rádio era escutado antes mesmo de ser inventado. Era escutado antes que alguém soubesse que ele existia. Era escutado na primeira tecnologia sem fio: o telefone. O telefone serviu a dois grandes propósitos: foi um instrumento científico usado para investigar a energia ambiental, e foi um dispositivo estético usado para experenciar os sons da natureza. O telefone também iria encontrar sucesso no campo das comunicações. A primeira pe... Leia mais
13 de novembro de 2017

Esperando Otomo

No começo desse ano eu sonhei que tocava uma viola-de-cocho preparada em uma improvisação com o músico japonês Otomo Yoshihide, que por sua vez tocava um shamisen elétrico. O shamisen elétrico aparecia nesse sonho como um ente-instrumento, talvez alguma associação do meu inconsciente à tradição musical de origem de Yoshihide e à própria guitarra elétrica, instrumento com o qual vinculo a imagem do mú... Leia mais
3 de novembro de 2016

O experimental, o Brasil: solista e coro por Gabriel Albuquerque

Lançadas neste ano, as coletâneas America Latina, Entre Ruídos y Ruínas (69 faixas de diferentes artistas selecionadas pelo blog Dissonance From Hell) e ... Leia mais
23 de fevereiro de 2016

Frequências Cariocas: an interview with Aki Onda by Bernardo Oliveira

22034654391_77cb77ca44_o Rio de Janeiro is a city of contrasts, where one may experience the strangest shifts. Because of its stunning natural landscapes, harmoniously located in an urban context, it became known as the “Cidade Maravilhosa” (the wonderful city). On the other hand, it is also a "devastated city," r... Leia mais
24 de novembro de 2015

Falta uma semana!

1semana (1)_novo "Recapitular. Repetir. Resumir. Voltar. Compendiar. Relembrar. Recordar. Rememorar. Reviver. Compilar. Condensar. Recapitular. RECAP. Chegar até aqui não foi fácil. Mesmo. Nadando contra a corrente, lutando contra bur... Leia mais
21 de novembro de 2015

"Recapping", de Ramon R. Duarte

jucara6_by_jose_de_holanda O renascimento de uma cena musical forte, que até então parecia apática e sem voz, assim como o estímulo, ainda que introvertido, do interesse popular nos artistas e bandas apresentados,... Leia mais
18 de novembro de 2015

"Visões do inaudito", de Juliano Gomes

12248208_1194456083904464_253300625515261927_o A nossa percepção sente a vida como um pacote contínuo: cheiros, imagens, temperaturas, paladares e sons. A arte, entretanto, f... Leia mais
16 de novembro de 2015

"Voa Utopia!", de Oliver Baurhenn

RML_CineChamber_1 A 5a edição do CTM – Festival for Adventurous Music and Art ainda se chamava Club Transmediale. Aconteceu no final de Janeiro de 2004, durante um inverno bem frio e abrangeu 9 dias na famosa boate Maria am Ostbahn... Leia mais
28 de outubro de 2015

A festa

the bug 1 A festa dessa edição do Novas Frequências vai ter um gosto especial pra quem curte grave. O local, o Antonieta, na Lapa, evoca um clima de mistura e pluralidade que cria o cenário tropical perfeito para uma festa que investiga a África e suas diásporas. Com capacidade para 600 lugares, a casa deve ferver no dia 4 c... Leia mais
22 de outubro de 2015

The Wire – Below the Radar Edição Especial Novas Frequências

Below The Radar Special Edition_Brasil 2015 O Novas Frequências assina uma compilação gratuita (para assinantes) com 18 faixas de música brasileira produzidas em 2015 n... Leia mais