Sobre

A 8ª edição do Festival Novas Frequências, principal evento internacional de música experimental e explorações sonoras da América do Sul, acontece entre os dias 03 e 09 de dezembro, no Rio de Janeiro. A programação acontece em diversos locais da cidade e reúne 21 atrações de 8 países diferentes em atividades que incluem shows, performances, instalações sonoras, palestras, projetos comissionados e site specific.

O Novas Frequências possui formato descentralizado, ou seja, se espalha pela cidade, ocupando-a de formas variadas. Em 2018, 10 espaços recebem sua programação: Oi Futuro no Flamengo, Lab Oi Futuro, Teatro XP Investimentos, MAR - Museu de Arte do Rio, Teatro Ipanema, Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, Teatro Odisséia, Gamboa 345, Aparelho e Manouche.

Fruto da parceria entre o curador Chico Dub e a gestora cultural Tathiana Lopes, o Novas Frequências surgiu em 2011 sempre à procura de artistas que rompem com fronteiras pré-estabelecidas em busca de novas linguagens sonoras. Para o festival, a experiência com o som e a exploração de seus limites tem mais relevância do que gêneros e estilos musicais – o que o torna muito mais próximo da arte contemporânea do que da música como entretenimento. Ainda assim, tentando buscar rótulos, é possível identificar na 8ª edição do Novas Frequências procedimentos ligados ao dub, techno, drone, noise, psicodelia, música ambiente, desdobramentos da house music de Chicago, experimentos envolvendo mitologias sonoras nacionais e internacionais, música industrial e o transe infinito que remonta ao tambor africano.

Realizado pela empresa Cardápio de Ideias Comunicação e Eventos, pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal, o Novas Frequências conta com o patrocínio master da Oi, patrocínio da Beck’s; apoio cultural do Oi Futuro; apoio do ICAS – International Cities of Advanced Sound, SHAPE - Sound, Heterogeneous Art and Performance in Europe, programa Creative Europe da Comunidade Européia, British Council, COINCIDÊNCIA – Programa de intercâmbios na América do Sul da Fundação suíça para a cultura Pro Helvetia, Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, Institut Français Brasil e Goethe Institut; e player oficial Spotify.