Data/Local: 02/12 @ Audio Rebel
(PAN/ Alemanha)
Rashad Becker é um engenheiro de som, artista sonoro e compositor alemão de origirem síria. Através do seu trabalho como engenheiro responsável pelo corte e masterização de vinil no lendário Dubplates & Mastering de Berlim e em seu estúdio de pós-produção Clunk, o autodidata Becker, sob certos aspectos (frequências, timbres, sub graves), é o artista que mais contribuiu para a estética sonora da música contemporânea de vanguarda. Seus créditos, por exemplo, listam um número em torno de 1.200 discos.
Becker começou a fazer música na década de 80 através de experiências com colagem em fita, chegando inclusive a gravar outros amigos e músicos. Depois avançou para interesses distintos – esteve numa escola de belas-artes e em cursos de medicina –, mas regressou à trabalhos de engenharia de som ao vivo em teatros e, mais tarde, em montagem para cinema.
Custa a acreditar, mas foi somente no ano passado que Rashad Becker lançou seu primeiro trabalho de longa duração. Com faixas divididas entre “Dances” e “Themes”, o notável Traditional Music of Notional Species Vol.I é um compêndio de arrojadas e inovadoras construções sonoras criadas praticamente de forma independente dos pilares tradicionais da música (leia-se ritmo, harmonia e melodia). Em outras palavras, densas nuvens de ruído, passagens pela ambient music e um tipo totalmente inédito de jazz que acabaram por conquistar um estatuto singular e inspirador no panorama da eletrônica contemporânea.