Data/Local: 03/12 @ Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto
(Erased Tapes, Hinterzimmer/ Ucrânia)
Lubomyr Melnyk é um compositor e pianista ucrâniano treinado de forma clássica muito influênciado pelo movimento minimalista do início dos anos 70. Melnyk explora novas direções para a música contemporânea através da “música contínua”, linguagem para piano desenvolvida por ele e nomeada em função do princípio da manutenção de um fluxo contínuo e ininterrupto de som. Considerado o pianista mais rápido do mundo (mantém velocidades de mais de 19.5 notas por segundo em cada mão, além do maior número de notas em 1 hora), Lubomyr cria sobretons que se misturam e formam novas melodias, mudando assim a composição para além de seu formato original.
A maioria da sua música é criada para piano, mas Melnyk também já compôs para câmara e orquestra – são cerca de 90 peças ao todo. No ano passado, lançou Corollaries, seu primeiro álbum para o inglês Erased Tapes, selo de jovens pianistas como Peter Broderick, Nils Frahm e Ólafur Arnalds que vem despertando um novo interesse no instrumento.
Melnyk vem ao Novas Frequências apresentar seu raro recital solo, ministrar uma masterclass que involve discussões sobre os aspectos físicos e metafísicos por traz do piano, e dar uma oficina onde ensina a técnica da “música contínua”.