Sobre

A 7ª edição do Festival Novas Frequências, principal evento internacional de música experimental e explorações sonoras da América do Sul, acontece entre os dias 4 e 10 de dezembro, no Rio de Janeiro. A programação acontece em diversos locais da cidade e reúne 18 atrações de 10 países diferentes em atividades que incluem shows, performances resultantes de residências artísticas, festa, instalações sonoras e oficinas.

Continuando no formato de ocupação da cidade, o Novas Frequências distribui seus eventos este ano em sete espaços: Teatro XP Investimentos (o novo Teatro do Jockey), Audio Rebel, Parque Lage, Igreja da Lapa, Theatro Municipal (Sala Mário Tavares), MAM – Museu de Arte Moderna do Rio e um local secreto a ser divulgado no dia do evento.

Fruto da parceria entre o curador Chico Dub e a gestora cultural Tathiana Lopes, o Novas Frequências surgiu em 2011 sempre à procura de artistas que rompem com fronteiras pré-­estabelecidas em busca de novas linguagens sonoras. Para o festival, importa muito mais a experiência com o som do que propriamente gêneros e estilos musicais – o que o acaba aproximando mais da arte contemporânea do que da música como entretenimento.

Artistas NF 2017 em ordem alfabética

Acid Arab (FR) 
Aïsha Devi (CH)  
ensemBle baBel plays Christian Marclay (CH)  
Carrot Green (BR)
Chelplexx (BR)
Dewi de Vree & Patrizia Ruthensteiner apresentam: Magnetoceptia (NL/AT)
grassmass apresenta: Coisas - a synth tribute to Moacir Santos (BR)
Felinto (BR)
Jeremy Gara (CA)
Louis Laurain apresenta: Unique Horns (FR) 
Luisa Lemgruber & Gabriela Mureb & Sanannda Acácia (BR)
Nicolas Field & Pontogor (CH/BR)
Negalê apresenta: Gabinete de Sonoridades Extraordinárias (BR)
Otomo Yoshihide & Felipe Zenicola & Renato Godoy (JP/BR) 
Stellar OM Source (FR)   
Phantom Chips (UK)
Ute Wassermann & Thomas Rohrer (DE/CH/BR)
William Basinski apresenta: A Shadow in Time (US) 

O Novas Frequências conta com o patrocínio master da Oi, do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro; realização da Cardápio de Ideias Comunicação e Eventos; patrocínio da Stella Artois; apoio cultural do Oi Futuro, apoio do ICAS – International Cities of Advanced Sound, British Council, Pro Helvetia, Consulado do Reino dos Países Baixos, Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, Institut Français Brasil, Bureau Export, Aliança Francesa, Goethe Institut, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, D/ACCORD e I Hate Flash.