PROGRAMAÇÃO

OI FUTURO IPANEMA
08.12 . 20h

< VOLTAR

Gil Delindro apresenta: Voidness of Touch*

Visite o Site

Artista multidisciplinar português baseado em Berlim, Gil Delindro trabalha as relações entre ego, natureza e tecnologia em diversas mídias, sejam elas filme, som, instalações, performance, teatro ou desenho.

Visite o Site

Artista multidisciplinar português baseado em Berlim, Gil Delindro trabalha as relações entre ego, natureza e tecnologia em diversas mídias, sejam elas filme, som, instalações, performance, teatro ou desenho. Em comum à todas elas, está o fato de trabalhar com elementos brutos e equipamentos analógicos construídos por ele mesmo, criando um corpo sonoro extremamente físico, direto e robusto que abrange tanto um mundo concreto quanto imaginário. Delindro é membro de alguns coletivos – tanto em seu país de origem (Sonóscopia), quanto na cidade onde mora (Blind Signal, Srosh Ensemble) –, e teve seu trabalho apresentado em todo o mundo. Já colaborou com artistas como Raz Mesinai, David Toop e Rie Nakajima. Para o Novas Frequências, Gil Delindro irá apresentar “Voidness of Touch”, uma performance em contínua evolução que se baseia na exploração da matéria enquanto vibração. Não existem camadas estáticas e a prova disso é em grande parte o som. Todos os elementos têm uma resposta sonora, mexem-se de forma diferente, agitam-se e denunciam em si a inexistência de uma dureza – mesmo a mais robusta das pedras agita o ar de forma particular. As frequências do confronto entre corpos são amplificadas através do uso de microfones preparados – se o microscópio amplifica o entendimento pela retina, aqui o sistema de som amplia o entendimento sônico entre elementos simples com a mesma intenção. “Voidness of Touch” é simultaneamente musical e escultórico, tenta valorizar uma sensibilidade face aos materiais orgânicos e questões temporais. Todas as apresentações criam relações íntimas e distintas, dependentes das matérias utilizadas, espacialização e período do ano.

 

 

* SHOWCASE SHAPE

O showcase do SHAPE é apoiado pelo programa Creative Europe da União Europeia.

 

Além do SHAPE, esta performance tem apoio do DS-X.org.

LEIA +
LEIA -

Sis_Mic apresenta: Les Mondes*

Visite o Site

Sis_Mic (aka Pom Bouvier-b) é uma compositora eletroacústica francesa que também improvisa e desenvolve instalações sonoras. Sua música é uma exploração e transformação de materiais que propõem caminhos sonoros que despertam a relação entre o eu interior e o mundo à nossa volta.

Visite o Site

Sis_Mic (aka Pom Bouvier-b) é uma compositora eletroacústica francesa que também improvisa e desenvolve instalações sonoras. Sua música é uma exploração e transformação de materiais que propõem caminhos sonoros que despertam a relação entre o eu interior e o mundo à nossa volta. A artista já colaborou com coreógrafos como William Petit e Mathilde Monfreux, diretores de cinema como François Billaud e músicos como Cati Delolme-Floy e Krouchi-David Merlo. Teve peças comissionadas pelo Ensemble Télémaque e pelo Gmem (Centro Nacional de Criação Musical de Marselha). No Novas Frequências, Sis_Mic vai apresenta “Les Mondes”, performance em que trabalha com um longo processo sonoro, em ciclos, que estica os sons até os seus limites. A artista faz uso de objetos e diferentes materiais naturais combinados ao seu laptop, uma mesa de som feita por ela mesma, e uma grande caixa de som de feedback. A improvisação se inicia em partículas e vai, vagarosamente, se transformando em uma espécie de transe, que sempre gera um resultado diferente de acordo com as características acústicas e espaciais do local onde ela se apresenta.

 

* SHOWCASE SHAPE

O showcase do SHAPE é apoiado pelo programa Creative Europe da União Europeia.

LEIA +
LEIA -