PROGRAMAÇÃO

OI FUTURO IPANEMA
07.12 . 20h

< VOLTAR

Stine Janvin Motland apresenta: Fake Synthetic Music*

Visite o Site

(+3dB Records, Pica Disk/ Noruega)

Nascida em Stavanger, na Noruega, a residente de Berlim Stine Janvin Motland trabalha com música experimental, som e performance audiovisual. Através de uma diversidade de projetos (In Labour, The Subjective Frequency Transducer, Native Instrument, Stine II), a artista explora e questiona as características físicas da voz, a acústica de seu ambiente interno/externo e novas estratégias performáticas.

Visite o Site

(+3dB Records, Pica Disk/ Noruega)

Nascida em Stavanger, na Noruega, a residente de Berlim Stine Janvin Motland trabalha com música experimental, som e performance audiovisual. Através de uma diversidade de projetos (In Labour, The Subjective Frequency Transducer, Native Instrument, Stine II), a artista explora e questiona as características físicas da voz, a acústica de seu ambiente interno/externo e novas estratégias performáticas. Com um interesse especial para as qualidades ambíguas e irreconhecíveis da voz, seu recente trabalho é focado na imitação e na narrativa abstrata através de colagens sonoras referentes a uma variedade de gêneros e tradições da música eletrônica, poesia sonora, arte popular, fauna e linguagem. Ela também se apresenta como atriz, cantora e possui sua própria companhia teatral, a Brigitte & Paula Band, além de fazer parte da ópera para bebês Korall Koral.   No Festival Novas Frequências, Stine Janvin Motland irá apresentar “Fake Synthetic Music”, performance em que se propõe a imitar as sequências melódicas de sintetizadores utilizando para isso a sua própria voz. Um tributo aos pioneiros da música eletrônica e da “rave desconstruída” do passado e de hoje, “Fake Synthetic Music” é um jogo de verdadeiro ou falso, psicoacústica e exaustão em alta frequência.

 

* SHOWCASE SHAPE

O showcase do SHAPE é apoiado pelo programa Creative Europe da União Europeia.

LEIA +
LEIA -

Ulf Langheinrich apresenta: Full Zero

Visite o Site

(Asphodel/ Alemanha)

Ulf Langheinrich é um artista multimídia austríaco baseado em Dresden, na Alemanha. Desde os anos 80, vem desenvolvendo trabalhos em seu estúdio e trabalhando as bases de sua linguagem estética.

Visite o Site

(Asphodel/ Alemanha)

Ulf Langheinrich é um artista multimídia austríaco baseado em Dresden, na Alemanha. Desde os anos 80, vem desenvolvendo trabalhos em seu estúdio e trabalhando as bases de sua linguagem estética. Em 1991, junto com Kurt Hentschlaeger, fundou o duo Granular Synthesis, em Viena. Crescendo no contexto da Alemanha Oriental, em uma região totalmente industrial, a infância de Langheinrich foi rodeada de imagens e sons artificiais e estéreis. Cada som, e particularmente aqueles formados por padrões repetitivos (do som da respiração às gotas de água, ao martelar das máquinas industriais), tornou-se de grande importância e influência na vida do artista. “Full Zero” é a performance audiovisual que Ulf Langheinrich apresenta nesta edição do festival. O ponto de partida do trabalho é a filmagem de uma dança de Maureen Law, uma artista de origem chinesa que vive atualmente em Berlim. As imagens hipnóticas da performance de Maureen emanam sensualidade e beleza. É contraditória a relação entre a aparente vulnerabilidade e intimidade da dança e a dureza sem piedade da câmera que a filma. Ao apresentar essas images em larga escala num telão, a situação voyeuristica do filme é imposta à todo o público, situação extremamente sedutora, porém perturbadora. O som é orientado por elementos pesados de minimal techno e técnicas de indução ao transe profundo. O subgrave, além de poderoso, carrega propriedades que alteram diretamente a mente – o resultado tanto sônico como físico se constitui como um senso peculiar de agressão que se distinguem do corriqueiro caráter hedonista do techno e da house.

LEIA +
LEIA -