Roda de Sample feat Ardo, Capetini, KENYA20HZ, Letricia, Numa Gama, Paulinho Bicolor, R Vincenzo
O projeto reúne produtores e colecionadores de sons para tocar ao vivo, improvisando em formato de roda, como são as tradicionais rodas de samba, promovendo uma saraivada de samples simultâneos de “partideiros-misturadores” digitais. Sua curadoria sempre procura a diversidade, visando misturar pessoas de diferentes estilos musicais, veteranos e iniciantes, promovendo encontros artísticos únicos.
Cabeças e samples captados pelo mundo já foram espalhados na Roda, reunindo artistas como Dengue Dengue Dengue (Peru), Oceanvs Orientalis (Turquia), Thomash (Alemanha), Barrio Lindo (Argentina), A Macaca (França), além de artistas de várias partes do Brasil, como Linn da Quebrada, Urubu Marinka, BADSISTA, Luisa Puterman, Fronte Violeta, Psilosamples, R Vincenzo, Kurup, Cigarra, Érica Alves, Akin, entre outros. Além das tradicionais edições nas ruas do centro de São Paulo e nas periferias, a Roda já realizou edições na Virada Cultural de São Paulo, SP na Rua, Nova York, Berlim, Buenos Aires, Lisboa, Paris e Riga.
Ardo
Radicado no Rio de Janeiro, o beatmaker Ardo, é de origem senegalesa/francesa. Lida com a música desde criança e começou a fazer beats em 2014, tendo lançado o seu primeiro projeto instrumental em 2016. Ao se inscrever para participar da Roda de Sample durante a chamada pública promovida pelo NF, o artista encontrou uma oportunidade para conhecer novos colegas na música e misturar sons e estilos rítmicos diferentes em sua composição.
Capetini
Capetini (Rio de Janeiro, RJ) é formado em produção fonográfica e considerado um dos agitadores culturais mais versáteis e ativos da Baixada Fluminense. Como DJ, mescla as tendências do underground contemporâneo às raízes da dance music, passando pelo house, breakbeat, funk carioca, garage e dub. Lançou os álbuns Dancing Dog (2021) e Perro Doblado (2023). Já passou por selos como Baphyphyna, U’re Guay Records e Sorry Daddy Rec. É residente das festas Nervosa e Sonia na Pista.
KENYA20HZ
KENYA20HZ (Rio de Janeiro, RJ) é DJ, produtora musical, redatora, apresentadora e investigadora cultural. Iniciou a sua carreira em 2014 como uma das selecionadas da residência artística sediada no Afroreggae Red Bull Favela Beats, e, desde então, vem construindo seu nome na comunidade artística com atividades simultâneas nas áreas da investigação multimídia, cultura, tecnologia e arte. Já dividiu os palcos com artistas como Alice Caymmi, Djonga, Baco Exu do Blues, Flora Matos, BK’ e também foi convidada para abrir a turnê do artista Afrika Bambaataa no Brasil. Participou de reconhecidos festivais, clubes e festas como Arca, Circo Voador, Vapør, Coquetel Molotov, Time Warp, Rock The Mountain, SP NA RUA, Gop Tun, Selvagem, Mamba Negra, Metanol e Masterplano e integrou projetos de curadoria e shows em web-rádios nacionais e internacionais como Boiler Room, RINSE FM, Rinse France, Brasil Grime Show, Veneno, Na Manteiga, The Lot Radio, Subtle Radio, Cashmere Radio e Radio REA. Em 2021, se apresentou no festival canadense MUTEK com a performance audiovisual It Was All A Dream. No mesmo ano, foi uma das indicadas na categoria de Melhor DJ pelo WME (Women’s Music Event). Atualmente, integra o coletivo de música eletrônica e experimental Domina (SP-RJ), é residente da Carlos Capslock (SP) e estuda sonoplastia na Escola de Teatro de São Paulo.
Letricia
Leticia (Salvador, BA) é produtora e compõe set autoral com setup formado unicamente por sua Electribe e alguns pedais de efeito. Apresenta seu live set moldando atmosferas com faixas autorais sensoriais, agressivas e com densos momentos de suspense. Extremidades sonoras e experimentações de transe são o ponto de partida para o fluxo de composição, fazendo do inclassificável sua principal característica enquanto artista e produtora musical. É integrante do núcleo Metanol FM, do trio 7FA e do duo eletrônico SysEx. É fundadora e produtora do selo de produções artísticas, sonoras e psíquicas PSICOSONICA, que atualmente faz parte da programação da rádio Veneno Live.
Numa Gama
Numa Gama (Niterói, RJ) é compositora multimídia, engenheira de áudio e DJ/produtora trans não-binárie. Com dois vinis, um K7 e dois EPs digitais lançados, suas músicas são marcadas por timbres obsessivamente trabalhados, ritmos eletrônicos constantes e camadas pontuais de sua própria voz. Ao longo dos últimos oito anos, construiu um extenso histórico de lives e DJ sets em 36 cidades ao redor do mundo e conta uma narrativa mutante, na qual, talvez um dia, poderá responder à pergunta: “Quantas coisas cabem numa gama?”
Paulinho Bicolor
Paulinho Bicolor (Rio de Janeiro, RJ) é músico e se dedica à cuíca há mais de 10 anos, não apenas tocando o instrumento, mas também realizando atividades de natureza prática e teórica sobre seus mais variados aspectos musicais – tendo em vista que a cuíca é um instrumento tão simbólico quanto negligenciado na história da música brasileira. Atua no universo do samba, participa de shows de improvisação livre e festivais ao redor do mundo, principalmente com as bandas Large Unit e New Brazilian Funk. O artista tem um duo com o baterista Antonio Panda Gianfratti, pioneiro da improvisação livre no Brasil, assim como seu trabalho solo, o Cuíca Expandida.
R Vincenzo
R Vincenzo (São Paulo, SP) é produtor musical e trabalha com edição, cortes e sampleamento ao vivo, misturando uma vasta coleção de sons e batidas de diferentes backgrounds. Seu estilo e técnica de performar foi muito influenciado pelo universo dos bailes funk e suas produções utilizam máquinas para repetição, elementos vocais como percussão e colagens hipnóticas. Tem 2 EPs em vinil lançados (Finlândia e Alemanha) e 1 CD no Japão, assina a trilha sonora do longa Corpo Elétrico e fez parte da produção do álbum de estréia de Linn da Quebrada. É co-fundador da festa e selo Glitch Baile e fundador e co-produtor da Roda de Sample.