X
<

Vitória Cribb + YÃDÚ (Nelson D & Iggor Cavalera)
>

AFÃ

https://vitoriacribb.cargo.site/
https://www.instagram.com/iggor_cavalera
https://www.instagram.com/nelsondofficial

 

Vitória Cribb é designer e artista XR formada pela Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ. Filha de pai haitiano e mãe brasileira, a artista vem criando nos últimos anos narrativas digitais e visuais que permeiam técnicas como: criação de avatares em 3D, filtros em realidade aumentada e ambientes imersivos, utilizando o ambiente digital como meio para explicar suas investigações e questões atuais percorridas por seu subconsciente. A artista investiga os comportamentos e desenvolvimentos de novas tecnologias visuais / sociais e transpõe o seu pensamento através da imaterialidade presente no digital.

 

YÃDÚ é o encontro entre Iggor Cavalera e Nelson D, músicos brasileiros que viveram no exterior e agora buscam conexões com as nossas raízes dos povos ancestrais do Pindorama. O conceito deles é aumentar a consciência de nossa herança por meio da música, unindo o ancestral tradicional ao contemporâneo.

 O encontro ente Iggor e Nelson representa uma ponte entre diferentes gerações de músicos. E tudo começou quando Iggor encontrou um post online de Nelson, um indígena brasileiro, tocando um set eletrônico e imediatamente o contatou quando sentiu seu potencial. Iggor e Nelson têm colaborado remotamente trocando arquivos e produzindo músicas.

 

A experiência AFÃ foi comissionada pelo Festival Novas Frequências e idealizada a partir da imersão da artista no projeto sonoro YÃDÚ. A obra em realidade virtual propõe a imersão em uma narrativa fictícia e digital onde o espectador acessa visualmente e sonoramente possíveis caminhos que propõe a direção para o próprio interior. AFÃ é uma experiência artística, contemplativa e experimental que busca explicitar a importância de enxergar o que se escuta externamente enquanto processo de internalização. A artista propõe o estar, o olhar para dentro de si e encarar o que não cabe mais e precisa ser ressignificado para que o próximo momento chegue até nós a partir da reflexão e enfrentamento de fantasmas existentes, navegando por nossas entranhas e expandindo através do entendimento dos desconfortos que nos acometem na ânsia de prever o futuro.

 

AFÃ; ÂNSIA.