X
<

Taticocteau
>

Quiasma

https://taticocteau.carbonmade.com/about

 

Taticocteau é artista visual no campo expandido, licenciada em educação artística pela Unibennett e pós-graduada em animação e História da Arte pela PUC-Rio. Atua como artista multimídia (vídeo, databending, colagem digital e analógica, fotografia, desenho e pintura). Nascida em Cataguases (MG/Brasil), vive e trabalha no Rio de Janeiro, onde leciona artes visuais na rede pública municipal.

 

Lançou o álbum / auto-retrato sonoro “Caminhando com minhas próprias pernas” pelo selo Música Insólita em 2019, construído com field recording, ruídos de textos cut-ups autorais sonificados e sintetizador virtual. No mesmo ano, apresentou o projeto “Taticocteau” no evento “Mono”, no Rio de Janeiro; e na comemoração de 1 ano do Música Insólita, em São Paulo. Participou dos festivais online F(r)esta Festival de Improvisação (2020 e 2021); Frestas Telúricas (2020) e Festival Chiii (2021). Atualmente organiza o F(r)esta Festival de Improvisação com Flavia Goa, Amanda Jacometi e Levi Atå.

 

Quiasma trata-se de um entrelaçamento de falas coletivas e ruídos de imagens sonificadas, procurando travar um diálogo, com a finalidade de descobrir o que move a nossa carne para ir adiante, superar, transmutar. Quem ainda é corpo, está aqui, precisa prosseguir. Não existe uma hierarquia entre imagem, fala e som. O que existe são corpos que se expressam.

“O corpo nos une diretamente às coisas por sua própria ontogênese, soldando um a outro os dois esboços de que é feito seus dois lábios: a massa do sensível que ele é a massa do sensível de onde nasce por segregação, e à qual, como vidente, permanece aberto.”
Merleau-Ponty, O visível e o invisível.