X
<

Mbé
>

Poesia de criolo

https://qtvlabel.bandcamp.com/album/qtv048-rocinha

 

Nascido e criado na favela da Rocinha, Mbé (palavra yorubá que significa “existir”) é o nome do projeto solo de Luan Correia: músico, pesquisador, produtor cultural/musical e engenheiro de som ligado à cena da música experimental carioca. É integrante do circuito da casa de shows e estúdio Audio Rebel e de suas noites experimentais, a Quintavant, e lançou seu primeiro álbum pelo selo de mesmo nome.

 

Luan começou sua carreira fazendo produção musical (beats e técnica) para no coletivo de rap da baixada fluminense Justa Causa. Trabalhou por 7 anos no estúdio da Audio Rebel, num período em que gravaram na casa nomes como Jards Macalé, Jorge Mautner, Wilson das Neves e Peter Brötzmann. Como técnico de som, trabalhou com Ana Frango Elétrico e o grupo de rap Cortesia da Casa. Ao lado de José Mekler, formou o duo de free noise Ó Só.  

 

A instalação sonora Poesia de Criolo, a ser exibida no quiosque Alalaô, no calçadão da praia do Arpoador no Rio de Janeiro, une um compilado de vozes negras anônimas e não anônimas, intelectuais da favela e da academia, se cruzando entre ideias ancestrais sobre as formas de ser e existir de suas regiões e posições sociais. Como explica o artista: “A oralidade sempre foi um dispositivo e um circuito através do qual as populações negras conservam e reinventam práticas e saberes marginalizados pelo sistema cultural vigente. Se a história brasileira tenta ser escrita por mãos brancas, as vozes negras ecoam e não se calam.”  

 

A obra conta com o apoio do Goethe-Institut e do Serviço de Cooperação e Ação Cultural do Consulado da França no Rio de Janeiro.