X
<

Marcus Maeder
>

Vozes da Floresta

https://marcusmaeder.ch/

 

Marcus Maeder é um artista sonoro, pesquisador e compositor de música eletrônica. Estudou Belas Artes na Suíça, Filosofia na Alemanha e atualmente faz doutorado em Ciência de Sistemas Ambientais na Suíça. Pesquisa sonificação de dados de processos ecofisiológicos e climáticos, estudando os requisitos acústicos e estéticos para torná-los perceptíveis. Maeder dirige o selo musical domizil, que co-fundou em 1996 com Bernd Schurer; trabalhou como editor e produtor para a estação de rádio SRF; e é curador e pesquisador no Instituto de Computação Musical e Tecnologia de Som (ICST) em Zurique desde 2005. Desde 2016 é assistente de pesquisa no Instituto Federal Suíço para Forest, Snow and Landscape Research WSL. 

 

Vozes da Floresta é um fragmento sonoro da Floresta Amazônica Central gerado a partir de gravações de áudio dos anos de 2018 e 2019 na estação de pesquisa LBA/AmazonFace do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA). Três dispositivos automatizados de gravação de áudio foram distribuídos para gravar 20 segundos da paisagem sonora, em intervalos de dez minutos. Essas gravações foram programadas na rádio web, sem intervalos, possibilitando a escuta de um fluxo contínuo representado pelos ciclos diurnos e sazonais da paisagem da Floresta.   

 

O trabalho é inspirado no primeiro livro do ativista ambiental suíço Bruno Manser, “Stimmen aus dem Regenwald” (Vozes da floresta tropical), de 1992, no qual o artista alerta, pela primeira vez, sobre a ameaça do desmatamento nas florestas tropicais de Bornéu. Para contribuir com o programa da rádio web convidamos uma rede de agentes locais possibilitando um círculo de escuta composto por indígenas, cientistas e artistas engajados com a Floresta Amazônica e suas ameaças. Vozes humanas – artificiais, artísticas ou musicais – serão integradas à rede de informações acústicas, complementando a paisagem sonora da floresta tropical, com pensamentos e ações humanas audíveis. O único e mais importante requisito é que o conteúdo se integre harmoniosamente na paisagem sonora e não interfira nas demais fontes sonoras, seja os sons dos animais ou de outros colaboradores.