X
<

Deafbrick, Duma, Simon Grab, Genesys
>

Roam

https://deafkidspunx.bandcamp.com/
https://petbrick.bandcamp.com/album/petbrick
https://simongrab.ganzerplatz.ch/
https://genesys.life/

 

Descompasso de situações vividas e não compreendidas e que confundem o ser humano, o labirinto é uma das representações perfeitas – senão a melhor – da sensação de estar perdido (e, ao mesmo tempo, de se encontrar).

 

Formado pelos artistas musicais Deafbrick (Brasil/Reino Unido), Duma (Quênia) e Simon Grab (Suíça) e pelo artista visual Genesys (Brasil), Roam é uma espécie de meta-labirinto: um labirinto em forma de jogo 3D em primeira pessoa composto por aproximadamente 50 referências de labirintos retirados do cinema (como “O Iluminado”, de Kubrick), literatura (Jorge Luis Borges), poesia (Fernando Pessoa), artes visuais (Escher, Picasso), filosofia (Nietzsche e a teoria do eterno retorno), cultura popular e, claro, história antiga e mitologia. O objetivo é encontrar as músicas dos artistas espalhadas e escondidas na arquitetura do jogo. E se perder.

 

Deafbrick 

 

Nascido de uma colaboração para o Roadburn Festival, Deafbrick é o resultado da simbiose do trio punk psicodélico Deafkids (São Paulo) e da efervescente dupla Petbrick (Londres) – formada por Iggor Cavalera e Wayne Adams. Motivados politicamente pelas incertezas da atualidade, sua união é uma resposta vibrante e agressiva ao sentimento de impotência e imobilidade que sempre existiu, mas que foi intensificado durante a pandemia de Covid-19. Nas palavras de Melo, membro do grupo Deafkids, o som gerado por esse encontro é uma forma de “nos permitir voltar a entrar em contato com o nosso próprio corpo, essa coisa febril em movimento”.

 

Duma 

 

Martin Khanja (também conhecido como Lord Spike Heart) e Sam Karugu emergem da florescente cena underground do metal de Nairóbi como ex-membros das bandas Lust of a Dying Breed e Seeds of Datura. Em 2019 eles formaram a Duma, com Sam abandonando o baixo para assumir a produção e guitarras e Lord Spike Heart fornecendo vocais extremos para o projeto. Seu som único funde euforia frenética, fisicalidade implacável e atitude rebelde do punk hardcore, trash metal com breakcore de quebrar ossos e ruído industrial niilista bruto através de um vórtice claustrofóbico de gritos viscerais. Seu álbum homônimo de estreia foi lançado em agosto de 2020 pela Nyege Nyege Tapes e recebeu os melhores elogios da imprensa, incluindo o melhor álbum em várias listas de final de ano, como Metal Hammer, Pitchfork, The Wire e The Quietus , entre outros.

 

Simon Grab 

 

O co-fundador dos estúdios de som ganzerplatz, Simon Grab é um músico e produtor ativo em uma ampla variedade de contextos musicais. Como compositor e artista sonoro, ele produz música e design de som para longas-metragens, documentários, teatro e rádio. Em apresentações e instalações ao vivo, Grab usa o local como um playground acústico. Ele gosta de explorar novos campos negando as fronteiras existentes, embora continue viciado em dublagem e ruído, com uma atitude punk eterna. Recentemente, focado nos conceitos de redução e na peculiaridade dos sistemas autorreferenciais, o álbum Anthropocene Panic (sound-space Records, Londres, 2020) segue seu recente LP Posthuman Species e o EP Extinction (OUS records, Zurich). Grab também é co-fundador do coletivo (M) OTHERLAND em Zurique e parte do Motherland Sound System, apresentando sons urbanos do cenário musical transnacional e globalizado em todo o mundo desde 2007.

Genesys 


Genesys é uma organização que pensa, desenvolve e executa iniciativas culturais em formatos digitais e experimentais. Entre os projetos recentes estão: Crepuscular Animal (2020), exposição em hipermídia do artista Thiago Martins de Melo em colaboração com outros agentes; e Genesys → 2021 (2021), evento online de energia sonora produzido pelo Sesc São Paulo.

 

A obra foi originalmente comissionada para o festival In/Out, com apoio do Coincidencia – programa da Fundação Suíça para a Cultura Pro Helvetia.