Thessia Machado
everydayeveryday
/  11_DEZ / 20:00HS  /

 

https://thessiamachado.com/

 

Thessia Machado é uma artista visual e sonora nascida em Curitiba que vive em Nova Iorque. Constrói os próprios instrumentos há mais de uma década utilizando-se de peças encontradas e modificadas com o objetivo de ampliar as dimensões do som e sua produção. Muitas de suas instalações são ativadas por fatores atmosféricos, como luz, movimento e ondas eletromagnéticas, controlando e organizando o ambiente. Assim, a artista cria sons que não existiam antes ou que não eram perceptíveis e os faz emergirem no ambiente.  

 

As esculturas, desenhos e instalações sonoras da artista são amplamente exibidas nos Estados Unidos e na Europa. Inaugurou exposição individual no Arts Club of Chicago, no início de 2019. Já se apresentou com seus instrumentos feitos à mão e modificados em instituições respeitáveis, como o Drawing Center, a American Academy in Berlin e a Issue Project Room, e em porões dilapidados e espaços experimentais por todo o Brooklyn e além. Machado fez residências na The MacDowell Colony, Homesession, Yaddo, Ipark, NARS Foundation e no Museu Irlandês de Arte Moderna. Ela recebeu bolsas da New York Foundation for the Arts, do Experimental Television Center e do Bronx Museum.

 

No vídeo de Thessia Machado realizado para o festival, everydayeveryday, os sons de dentro e de fora se misturam em uma composição responsiva ao lento progresso do sol. “A sensação simultânea de cambalear no tempo enquanto se permanece imóvel durante a quarentena. Os dias simplesmente fluem em um rio sem margens – ao mesmo tempo interminável, aparentemente invariável. Avançando com breves espasmos de contemplação, os dias revelam pequenas riquezas à observadora atenta.”