Radio Diaspora x Paola Ribeiro
TRIGRAMA
/  10_DEZ / 20:00HS  /

 

https://radio-diaspora.bandcamp.com/
https://www.instagram.com/paola_ribeiros/

 

Radio Diaspora é o duo formado por Romulo Alexis no trompete e Wagner Ramos na bateria ambos os instrumentos são seminais na tradição musical negra e formam a célula principal da sonoridade explorada, que se expande ainda por outros instrumentos de sopro, voz, bateria eletrônica e efeitos. Como o próprio nome diz, a dupla bebe dos códigos musicais presentes na rica herança da diáspora africana, trabalha com o free jazz e a improvisação, além de manipular samples diversos para formar suas músicas e discos. A dupla lançou dois EP’s homônimos pelo Sê-Lo, de Salvador, em 2016 e 2017. Em 2019, lançaram o álbum Cachaça!, que inclui participações de Luiz Viola, Paola Ribeiro e Thayná Oliveira. Já em 2020, lançaram, em março, o álbum Revoada.

 

Paola Ribeiro é artista e educadora. Mestranda na linha de processos e procedimentos artísticos do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), se formou bacharel em artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes. Atuou como educadora para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake e no SESC. Na Fundação Bienal, atuou como educadora para 3 Bienais de São Paulo e como produtora do artista Tal Isaac, da 33º Bienal. Faz parte do grupo L.I.V.E (Laboratório de Improvisação vocal e Experimentação). Atualmente pesquisa a ação do corpo no espaço através da articulação de linguagens.

 

Sobre a obra: constituindo a estrutura oracular no I-Ching, o TRIGRAMA é a porta do acesso ao acaso. No encontro entre os artistas, seu significado escorre do uso ocidentalizado por John Cage para a iconoclastia de reminiscências afro-diaspóricas do free jazz. Número de identidade positiva em inúmeras culturas, o “3” sintetiza a unidade versátil onde sua estrutura aponta ao mesmo tempo o equilíbrio de uma pirâmide enraizada e a instabilidade dinâmica de um triângulo invertido. TRIGRAMA aciona o caos criativo em tempo real em um alinhamento fértil de experimentação de sonoridades, ativando um espaço virtual permutável constituído de três linhas-pontos-potências.