Paulo Dantas x Thiago Rocha Pitta
Silêncios, assim como as montanhas, serão consumidos pela vida (eventualmente)
/  13_DEZ / 19:00HS  /

 

https://atnll.com/
https://afundabismo.com/

 

Paulo Dantas é músico/artista sonoro, professor e técnico de som. Seus interesses enquanto pesquisador o levaram a colaborar com artistas de diferentes cenas das artes e da música experimental em âmbito nacional e internacional, tanto em processos criativos quanto na realização de atividades técnicas, na publicação de artigos, playlists e compilações. Em sua produção artística recente, vem promovendo diálogos entre música, fonografia e design de sons através de especulações e usos de diferentes dispositivos de gravação, sintetizadores e outros objetos com performances em festivais sediados no Brasil e em outros países (Oscillation 2019 – Bélgica; Mostra de Arte Sonora Brasileira/Festival Dystopie 2020 – Alemanha). Foi compositor residente do Abstrai Ensemble (Rio de Janeiro) e no EMS – Elektron Music Studio (Suécia). Foi artista residente nos programas Taizai – Katsudou – Izu (Japão) e Interfaces (Q-O2, Bélgica) e recém aceito no programa de residências de pesquisa TOKAS – Tokyo Arts and Space (Japão)

 

A prática diversificada do artista multimídia Thiago Rocha Pitta está conectada a uma fascinação profunda com as sutis transformações do seu entorno a lenta erosão e alteração da areia do deserto, a descida de uma neblina e as flutuações de formações subaquáticas. Suas instalações, vídeos e pinturas têm capturado a vibração de um planeta vivo por meio do treinamento do olhar do observador acerca das lentas transformações materiais, as progressões físicas de minúsculas partículas de um território e as alterações repentinas do tempo. Suas obras integram as seguintes coleções públicas: MoMA PS1, Nova York, EUA; Maison Européene de la Photographie, Paris, França; Hara Museum, Tóquio, Japão; Patricia Pelphs de Cisneros, Nova York, EUA; Colección Jumex, Cidade do México, México; Museu de Arte Moderna de São Paulo, SP; e MoCP – Museum of Contemporary Photography, Chicago, EUA, entre outras. 

 

A partir de um período de residência no espaço multidisciplinar Fundação Abismo e inspirado em diversos trabalhos do artista multimídia Thiago Rocha Pitta, Paulo Dantas prepara um novo trabalho para a sua série tplgy._, conjugando sons gravados na Fundação a sons produzidos por sintetizadores. Essa nova peça funcionará como gatilho para a produção de um vídeo, por Thiago Rocha Pitta, focado em sua obra Abismo sobre Abismo.