O Grivo
Constelação
/  11_DEZ / 20:00HS  /

 

http://www.ogrivo.com/

 

O Grivo é um projeto criado pelos mineiros Nelson Soares e Marcos Moreira. Em fins dos anos 90, realizaram seu primeiro concerto, iniciando suas pesquisas no campo da chamada “música nova”. Em função da busca por novos sons e por distintas possibilidades de orquestração e montagem, o duo trabalha com a pesquisa de fontes sonoras acústicas e eletrônicas, com a construção de máquinas e mecanismos sonoros e com a utilização, não convencional, de instrumentos musicais tradicionais.

 

Em consequência desta pesquisa, que leva ao contato com os objetos e materiais mais diversos, cresce a importância das informações visuais e da sua organização nas montagens do grupo. A isto se soma um diálogo, também ininterrupto, com o cinema, vídeo, teatro, artes visuais e a dança. A proposição de um estado de curiosidade e disposição contemplativa para a escuta e a discussão das relações dos sons com o espaço são as ideias principais sobre as quais se apóiam os trabalhos do O Grivo. 

 

Constelação é um vídeo produzido especialmente para o Novas Frequências que mostra a montagem de uma instalação de mesmo nome. Lembrando uma espécie de cidade futurista precária, motores fazem com que pequenos objetos percutem e raspem folhas de aço e outras superfícies de metal produzindo uma gama de sons extremamente variados.