Negro Leo
Nenhuma Fantasia
/  12_DEZ / 21:00HS  /

 

https://negroleo.bandcamp.com/

 

Negro Leo é um artista maranhense radicado no Rio de Janeiro e atualmente residente em São Paulo. Cantor e compositor, trabalha principalmente com a matéria cancional e, ao longo dos anos, tem sido acompanhado por diversos nomes da música experimental carioca e paulista, como os integrantes do Chinese Cookie Poets e Sérgio Machado. Em 2020, durante a pandemia, lançou Desejo de Lacrar, seu 9º disco desde 2012. Neste lançamento, o músico confirma sua habilidade em captar os arranjos sociais contemporâneos. Se no seu disco passado apreendia o sujeito das ruas do centro Rio de Janeiro através do “Lek”, aqui, disseca o impacto político das dinâmicas e comportamentos nas redes sociais.

 

Negro Leo já tocou em diversos palcos prestigiados no mundo, como Cafe Oto (Londres), Counterflows Festival (Glasgow), Festival NRMAL (CDMX), Virada Cultural Paulista (SP), Aniversário da Cidade de São Paulo (SP), ADR Lincoln Center (Nova Iorque), Le Guess Who? (Utrecht), dentre outros. Seu disco Coisado foi patrocinado por importantes instituições alemãs no âmbito da cultura, como Haus Der Kulturen Der Welt, Forberg Schnider e Goethe Institute. Esteve ao lado de Ava Rocha na China (Pequim e Xangai) para uma residência artística em 2019, integrando o projeto China Tropical e trabalhando ao lado dos expoentes da música eletrônica chinesa Gooooose e 33. 

 

Em Nenhuma Fantasia, dois personagens que são a mesma pessoa, dialogam defronte uma TV desligada. Uma vez filmados assim, são aprisionados dentro da TV e refilmados em novo diálogo fora dela. São diversas vezes reexibidos até que se construa uma espécie de espelhamento infinito da imagem reproduzida na TV, a cada novo diálogo filmado. O vídeo, feito para os 10 anos do festival, apresenta camadas de significado em código morse, e versa sobre a condição humana em meio aos excessos do sistema capitalista.