https://vimeo.com/user14579136
Jocy de Oliveira é compositora, pianista e escritora, considerada uma das pioneiras na música eletrônica e na arte multimídia no país. Nascida em Curitiba, estudou piano em São Paulo, Paris e nos Estados Unidos — onde se formou em composição pela Washington University e foi professora associada na University of South Florida e na New School for Social Research, em Nova York. Em 1960, aos 25 anos, apresentou nos teatros municipais do Rio de Janeiro e São Paulo a ópera Apague meu spotlight, com música eletrônica, coreografia, cenários de luz e gravações com vozes de atores como Sérgio Britto e Fernanda Montenegro. Já em 1961, foi idealizadora da Primeira Semana de Música de Vanguarda, no RJ e em SP.
Criadora de sua própria linguagem artística, escreveu diversas óperas e composições para instrumentos tradicionais nas quais utiliza meios eletrônicos que interferem e fazem parte da obra, como Mobius Sonorum (1984) e For Cello (1995). Gravou em 1981, pelo selo Fermata, o clássico Estórias para Voz, Instrumentos Acústicos e Eletrônicos. Como pianista, foi solista sob a regência de Stravinsky e apresentou audições de compositores que a ela dedicaram obras, como Iannis Xenakis, Luciano Berio, Claudio Santoro e John Cage. É de 2017 sua nona ópera, Liquid Voices – A história de Mathilda Segalescu, que utiliza as linguagens teatral e cinemática. O filme em longa metragem foi finalizado no início de 2019 sendo lançado e premiado, dentre outros, na Seleção Oficial do London International Film Festival (prêmio de melhor sound design), Nice International Film Festival (prêmio de melhor música), Madrid International Film Festival (prêmio melhor de cenografia) e Polish International Film Festival (prêmio de melhor música-vídeo).
Lilian Zaremba é artista visual, roteirista, produtora radiofônica e pesquisadora doutora em teorias da comunicação. Desde 1997, explora diferentes aspectos da linguagem e transmissão radiofônica associada às artes sonoras. Idealizou, curou e coordenou o “I Rádio-Fórum: o rádio fora do Rádio, no Centro Cultural Banco do Brasil” (1997) trazendo ao Rio de Janeiro representantes das emissoras públicas da França, Alemanha e Inglaterra, além de artistas nacionais. Publicou vários artigos de pesquisa sobre o universo da linguagem radiofônica organizando os três números da coletânea Rádio Nova, Constelações da Radiofonia Contemporânea (ECO/Ed.Publique 1997-2000) e o livro Entreouvidos: sobre Rádio e Arte (Oi Futuro/SOARMEC 2010). Participou da X Documenta de Kassel com a transmissão de sua rádio fantasia Crab Nebula (2007).
No primeiro dia do Novas Frequências 10 anos, as peças de Jocy de Oliveira para voz e eletroacústica La Loba e Naked Diva ganham o acompanhamento visual de Lilian Zaremba. Trechos das óperas multimídia Illud Tempus (1995) e As Malibrans (1998), as peças, regravadas em estúdio por Gabriela Geluda (voz) e Marcelo Carneiro (difusão) especialmente para o festival, servem de base para o trabalho de Zaremba, uma videoarte que cria outros horizontes imagéticos em relação às originais.