Isabel Nogueira
Estilhaço
/  12_DEZ / 21:00HS  /

 

https://isabelnogueira.com.br/

 

Isabel Nogueira é compositora e artista sonora. Sua produção dialoga com voz, escuta e sintetizadores. Tem os projetos artísticos Bel_Medula, sobre canções; Women in Space, com as artistas Linda O Keeffe (Irlanda/UK) e Sophia Lycouris (Grécia/UK), envolvendo performances multimídia; e desenvolve projetos de música experimental com seu próprio nome. Possui formação em escuta profunda pelo Instituto Deep Listening e desenvolve workshops em escuta e processos criativos. É professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordena o Sônicas: grupo de pesquisa sobre música e gênero. Foi orientadora da residência artística para mulheres no Projeto Concha (2019) e mentora no projeto RS Music Lab (2020), ambos realizados em Porto Alegre (RS).

 

Desde 2016, tem lançado álbuns de música experimental por selos do Brasil, Itália, Peru e Estados Unidos. Em 2019, lançou o álbum de canções PeleOsso com o Bel_Medula. Tem atuado em festivais no Brasil (Kinobeat, Música Estranha, FIME) e no exterior (Live Arts Culture – Itália, Feminoise – Argentina). 

 

estilhaço é um trabalho comissionado para o Novas Frequências que começa com disparadores de explosões de escuta a partir de áudios-guia em podcasts. Por meio destes disparadores, o público do festival é convidado a produzir trechos em som, texto, vídeo, mapa, fotografia, desenho e enviar para o site do festival. A partir deste material, a artista irá selecionar elementos para, em diálogo com suas próprias escutas dos disparadores, realizar a obra final em um vídeo-poema-sonoro.

 

Ficha técnica:
Concepção e roteiro: Isabel Nogueira
Criação dos textos música: Isabel Nogueira
Voz e sintetizadores: Isabel Nogueira
Mixagem e masterização: Luciano Zanatta
Edição de imagens: Isabel Nogueira e Luciano Zanatta
Montagem: Luciano Zanatta