Marcela Lucatelli
Crise
/  06_DEZ / 17:00HS  /

 

https://www.marcelalucatelli.co/

 

Marcela Lucatelli é uma das vocalistas e compositoras mais inovadoras de sua geração. Nascida no Brasil e radicada na Dinamarca, ganhou reconhecimento internacional por seus trabalhos performáticos sensoriais e politicamente carregados. Segundo a publicação britânica The Wire, Lucatelli escreve “partituras para os limites dos corpos e da voz”. Recentemente lançou Anew, um álbum para piano e voz onde utiliza um manual de programação de computador como um artefato antropológico de ficções coletivas pós-industriais da contemporaneidade, construindo, por sua vez, sua própria ficção sonora através dele. 

 

Suas peças são executadas por grupos vocais como o Danish National Vocal Ensemble e o Neue Vocalsolisten Stuttgart, juntamente com alguns dos coletivos musicais mais ousados da Europa e EUA, como Apartment House (Reino Unido), Bastard Assignments (Reino Unido) e Mocrep (EUA). Suas obras foram estreadas em diversos festivais como Donaueschinger Musiktage, Darmstadt Internationale Ferienkurse für Neue Musik, Nordic Music Days, WOMEX, entre outros. Recebeu o Prêmio de Talento em Composição da Fundação Carl Nielsen e Anne Marie Carl-Nielsen em 2019.

 

Em Crise, peça inédita para o NF, Marcela Lucatelli apresenta uma leitura performática de trechos do livro A Verdade Seduzida, do jornalista, sociólogo e pesquisador baiano Muniz Sodré, deixando-se consumir por excesso e reversibilidade. ”Um conto da tradição oral nagô na Bahia explica como os brancos conseguiram dominar o universo: limitaram-se a fazer as obrigações, enquanto os negros descuidaram-se das suas.”