Luiza Schulz Vazquez x Celina Kuschnir
Trust the Wind
/  01_a_13_DEZ /

 

https://luiza.klingt.org
https://celinakuschnir.com/

 

Luiza Schulz Vazquez é compositora e artista sonora carioca que pesquisa e performa com o som em diversos contextos das artes. Atualmente trabalha com composição de música para filme, dança, teatro e instalações performáticas entre Brasil e Áustria, depois de finalizar e concluir uma pesquisa híbrida pelo som e prática intensiva específica na Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena e Bacharelado de Artes em Composição de Mídias na Universidade Anton-Bruckner, em Linz, Áustria. Em 2012, iniciou estudos na área da engenharia, da engenharia de som, música moderna e contemporânea na Universidade de Artes de Berlim. Desde então, sua pesquisa e prática se dá no campo da composição eletroacústica. Seu trabalho, solo ou em parceria, foi apresentado em inúmeros festivais, teatros, museus e eventos, tais como MuBE – Museu de Escultura em São Paulo (BR), Echoraum (AT), Ars Eletronica (AT), São Paulo Fashion Week (BR), Grand Theatre Warsawa (PL), Stream Festival (AT), Dansand! – KAAP (BE), The Acousmatic Project (AT), FKL – Symposium Paesaggio Sonoro (ITA), Tanz Tendenz (DE), Atom Bar (ARG), dentre outros. 

 

Celina Kuschnir é designer formada em comunicação visual pela PUC-RJ. Desenvolve projetos de design gráfico e cenografia na área da cultura, tendo trabalhado com artistas como Gilberto Gil, Moreno Veloso, Mãeana, Bem Gil, Ava Rocha, dentre outros. Em sua pesquisa, tem como canal de comunicação as artes visuais, práticas manuais e composições musicais, fazendo uso de diversas mídias a fim de despertar sutilezas e instintos adormecidos. Através do projeto Sol propõe uma rede de criação e troca de saberes com o foco na criação e no desenvolvimento das potencialidades criativas. 

 

A pesquisa e estudo das partituras de Luiza Schulz Vazquez Trust the Wind e Ü baseiam-se em mecanismos de chance, signos e direções do vento. Instruem memória e improvisação, através de notação gráfica e tonal, com base em noções de tempo: planejamento e determinismo, opostos ao acaso, não-determinismo e tempo relativo. Interpretadas sonoramente pelo Quinteto de Cordas da Camerata de Laranjeiras e visualmente por Celina Kuschnir, as partituras refletem sobre as mudanças climáticas em contexto de aquecimento global. 

 

“DATA
mapas digitais de navegação
sobre tecidos e tramas
de ópera moderna
entre florestas abstratas
e trânsito de linguagem
e informação”

 

“um caminho possível
entre pedra, cipós e ventos da floresta moderna
– pontos de energia,
notas,
mudam o curso do recorrido do mapa

 

oferecer data para movimentar pontos de expansão”

 

Quinteto de Cordas da Camerata de Laranjeiras:

Rodrigo Ramos – Violino I
Adriel Kelcio- Violino II
Gabriel Vaillant – Viola
Gibran Moraes – Violoncelo
Lucas Lapos – Contrabaixo