DEAFKIDS
Código Pictorial
/  03_DEZ / 20:00HS  /

https://deafkidspunx.bandcamp.com/

 

“Um disco de dub? Um disco de noise? Um disco de psych? Nada dos supracitados. É um disco do DEAFKIDS”. É assim que a revista inglesa The Wire, a principal publicação de música experimental do mundo, se referiu ao trabalho deste power trio de noise punk com abordagem experimental formado por Douglas Leal (guitarra), Marcelo dos Santos (baixo) e Mariano de Melo (bateria). Sua sonoridade desafiadora incorpora elementos da música industrial e de vanguarda, da música psicodélica, das técnicas do dub, os ritmos e pulsos hipnóticos da música brasileira, africana e indiana, e os limites expandidos do groove do d-beat (hardcore punk). 

 

Em 2017, assinaram contrato com a Neurot Recordings, o aclamado selo independente dos membros da banda estadunidense Neurosis, atraindo atenção mundial em Configuração do Lamento, seu álbum de estreia na gravadora. Logo em seguida, saíram em uma turnê europeia com o Neurosis, dividindo também os palcos com bandas como Converge, Wolves in the Throne Room e Eyehategod. Em setembro de 2020, lançaram o disco colaborativo Deafbrick, com Petbrick – duo formado por Iggor Cavalera (Sepultura, Soulwax, Cavalera Conspiracy) e Wayne Adams (Big Lad, Death Pedals). 

 

Em tempos de um colapso do sistema nervoso coletivo em escala mundial, Código Pictorial, vídeo que o DEAFKIDS apresenta na 10ª edição do NF,  se propõe como uma interrupção do fluxo convencional de informações ao qual estamos submetidos, em uma narrativa febril e psicotrópica que explora as oposições, as intersecções e o desconhecido de nossos diversos filtros de realidade, em suas correlações com os aspectos mentais, físicos e psíquicos do ser contemporâneo. Concebida em uma era de simulacros e hiper-realidades, pandemias e infodemias, a obra traz um questionamento sobre o que somos, onde estamos e para onde vamos através de estímulos sensoriais de abstração como um exercício de reprogramação.