Blog

Magnetoceptia – Maria de’ Medici & Maria Stuart

Maria de’ Medici e Maria Stuart é uma tragédia eletromagnética pós-elisabetana baseada na gola real Medici, ou gola Stuart, um elemento de indumentária histórico que funciona como uma “renda audível”, uma antena que capta ondas de rádio de acordo com o espaço em que se está, e faz se ouvir por meio de sons eletrônicos.
Funciona como um um símbolo e um instrumento de regência global do espectro eletromagnético e do objeto sintético de desterritorialização / re-territorialização. A performance pode ser executada em um sem número de espaços indoor e outdoor, e a cada vez resultará em um evento sônico diferente determinado por sinais que estão presentes na locação em questão e moduladas pelos movimentos do portador da peça e pela relação entre ambos os elementos.

O nome refere-se às concorrências econômicas e estéticas, e os conflitos confessionais dos regimes do fim do século XVI na Europa. Estas questões encontraram sua manifestação na guerra da renda dourada, realizada por duas das mais influentes figuras política da monarquia européia.

Maria de Medici e Maria Stuart nunca se encontraram fisicamente no espaço e no tempo, as suas semelhanças permanecem como o máximo poder político e fracasso, o vôo para o exílio e a desnacionalização, a morte na pobreza e a decapitação.

Os símbolos de prosperidade que se revelam acima da cabeça do usuário, como uma extensão física de si mesmo, podem ser desconstruídos como uma mera e funcional antena, o que marca uma virada à uma estética da transparência, em que o valor estético e a revelação da função do aparato é enfatizado.

Portões audíveis para o fenômeno invisível desta situação momentânea são abertos, imergindo o público, não só em um amplo e incalculável espectro sonoro, mas também em uma experiência sinestésica holística e irreproduzível.
 

Magnetoceptia é um projeto colaborativo de Devi de Vree (NL) e Patrizia Ruthensteiner (AT)

https://magnetoceptia.wordpress.com

Release enviado pelas artistas. 2017.