Festival Novas Frequências – resumo artístico

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/playlists/1196411" height="200"]

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/playlists/1362966" height="200"]


_Sun Araw (EUA)

07 de dezembro

Esse artista norte-americano é um dos grandes catalizadores das possibilidades que enriquecem a música atual. Combinando lo-fi com psicodelia, cantos mântricos e ritmos como afrobeat e krautrock, Cameron Stallones proporciona um efeito de imersão, transe, viagem e transcendência.


_Murcof (México)

08 de dezembro

Fernando Corona tem a forte veia da multidisciplinaridade, ditada pelo refinamento da música clássica e seu universo estético. O artista realiza obras para lugares importantes como o Palácio de Versailles, teatros e salas de exposições, utilizando elementos da eletrônica para criar orquestras sinfônicas contemporâneas ou peças audiovisuais de extremo bom gosto .


_Andy Stott (Inglaterra)

09 de dezembro

Uma das evidências de que a música eletrônica pode, sim, ter apelo tanto para a cabeça quanto para os pés. Em uma rara conjunção, esse produtor inglês extrai o que há de mais urgente no dubstep e o combina com as batidas do house sujo das ruas e a sofisticada sonoridade do IDM. O resultado soa como uma trilha dos tempos atuais: sombrio e primal.

North To South
[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/15124525"]

Retail Juke
[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/7149023"]


_Com Truise (EUA)

10 de dezembro

Com Truise se apropria de várias referências da década de 80, como synth-pop, electro e neo-romantismo mas consegue fazê-las andar no seu ritmo: batidas atuais com uma dose de lo-fi, que criam uma atmosfera estranhamente mágica e contemporânea para as músicas.

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/8720345"]

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/3487136"]


_Pazes (Brasil)

11 de dezembro

De Brasília, surge uma interessante promessa para a produção eletrônica brasileira: vidrado no “pós hip hop” de nomes como Flying Lotus e os demais artistas do selo Brainfeeder, Lucas Febraro deu origem ao projeto Pazes. Com batidas contemporâneas e etéras, ele cria faixas extremamente agradáveis de se escutar, como na releitura de “Sétimo Andar” do Los Hermanos.

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/15584860"]

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/10895064"]


_Psilosamples (Brasil)

11 de dezembro

Este projeto de Minas Gerais desconstrói elementos da cultura popular e folclórica brasileira para reutilizá-los com frenéticas batidas eletrônicas, sintetizadores e diversos efeitos sonoros. Assim, Zé Rolê cria improváveis paisagens “neo-regionais” que são ao mesmo tempo incrivelmente atuais e delirantes.

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/18035997"]

Sexta Frequência #2

O fim de semana é uma boa oportunidade para escutar, com calma, o conteúdo musical de alguns artistas do Novas Frequências. Por isso, às sextas, um post direto ao ponto: remixes, podcasts e faixas de destaque dos artistas que subirão ao palco do festival.

Começando com um álbum inteiro do Psilosamples, para enriquecer sua coleção:

_Psilosamples: “As aventuras de Zé no planeta roça”

Download

Continuando, um sensacional podcast do Sun Araw para a revista The Wire: ”Super Slayerss, Adventures in Modern Music”. Não durmam pois é especial. Afrobeat, soul psicodélico, e outras aplicações…

_ Sun Araw presents: Super Slayerss, Adventures in Modern Music

Download

Nova atração: Psilosamples

Na mesma noite em que Pazes se apresenta, outra surpreendente atração sobe ao palco do Novas Frequências: direto de Minas Gerais, misturando sem pudor, cantigas, música folclórica e popular brasileira, com batidas e samples picotados na ponta da faca, este é Psilosamples!

Como diz o texto do próprio site ,”uma apresentação de improvável refinamento pelo universo da música eletrônica, entre outras denominações”. Feito com computador, controladores, samples e o colorido universo do folclore brasileiro pairando no ambiente. O preview do álbum, a seguir, traduz muito bem o resultado da combinação.

Homem do RÁ! Sound Tracks (Mix)

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/18035997"]

Agora uma faixa inteira, que deixaria um dos pioneiros dessa técnica de multi-picote de samples mais que orgulhoso (estamos falando de Akufen, ouçam aqui, mesmo, é impressionante como se pertencem)

_Psilosamples : O principe da roça

[soundcloud url="http://api.soundcloud.com/tracks/27652810"]

__
Postado por Gustavo mm

Comunicado da Produção do Novas Frequências

O artista norte-americano Mark McGuire infelizmente não poderá tocar no Festival Novas Frequências por questões que envolvem a retirada do seu visto de trabalho.

Estamos alterando o McGuire por dois outros artistas, ambos brasileiros. No mesmo dia 11 de dezembro, no mesmo Oi Futuro Ipanema, o Novas Frequências orgulhosamente apresenta Pazes (de Brasília) e Psilosamples (de Minas Gerais).

O conceito do festival permanece inalterado. Continuamos sendo um festival internacional que aposta na vanguarda e nas últimas tendências da música. A qualidade do line-up, mesmo com a saída de McGuire, se mantém no mesmo nível.

Pazes e Psilosamples são promissores artistas nacionais com carreiras despontando tanto aqui no Brasil quanto lá fora. Pazes, único brasileiro selecionado para a Red Bull Music Academy deste ano, é um adepto da beat scene de Los Angeles. Já Psilosamples, faz uma espécie de IDM ruralista – música eletrônica misturada com cantigas e o folklore tradicional do interior do país.

Acompanhem o nosso site e nossos canais nas redes sociais para ficar por dentro destes dois excelentes artistas.

O início da venda dos ingressos do Novas Frequências permanece marcado para o dia 29 de novembro, terça-feira, na (somente) bilheteria do Oi Futuro Ipanema.

Festival Novas Frequências