X
<

Nicole L’Huillier
>

Semilla manual

https://nicolelhuillier.com/

 

Nicole L’Huillier é artista, musicista experimental e baterista nascida no Chile. Através de som, vibrações, ressonâncias e transduções múltiplas, seu trabalho explora a performatividade mais do que humana, de escalas microscópicas a cósmicas; rituais de arquiteturas membranal e ressonante; bem como vibração e som como materiais de construção de espaços, coletividade, identidade e agência. De uma perspectiva anti-disciplinar, ela navega por territórios porosos e férteis entre arte e ciência, utilizando novas e antigas tecnologias para storytelling e criação, buscando se envolver ativamente com as possibilidades que vão além das perspectivas antropocêntricas, praticando o mundo decolonial. Nicole é também metade da dupla de pop espacial Breaking Forms. Atualmente, cursa PhD em Media Arts & Science.

 

Semilla Manual consiste em um manual com as orientações para a confecção de sementes artesanais. Este manual funciona como uma ferramenta de divulgação e difusão da resistência subterrânea da “semilla”. A semilla é um pequeno artefato, uma cápsula contendo um alto-falante e um mp3 player. Deve ser enterrada no solo em um ritual onde a semente é oferecida à Terra como um ato simbólico de ressonância e cuidado mútuo. Do solo emergirá uma peça sonora sutil, esta peça é composta com a ressonância de nosso planeta enquanto uma frequência fundamental. Para ouvi-la, devemos colocar nossos corpos em contato com a Terra. Esta semente é uma peça simbólica que marca o início de algo que se desdobra no tempo, como uma ideia, como um movimento. É um amuleto ressonante que protege o local onde está enterrado, pois produz ruídos e vibrações indesejadas que tornam o local invisível para sensores telúricos extrativos, usados ​​por empresas de petróleo e gás para encontrar novos locais de extração. Desta forma, a semilla é um elemento de proteção ativa. Semilla Manual  convida o público a aderir ao movimento, fazendo semillas para suas terras, e difundí-lo. É possível criar uma rede coletiva de sementes e construir juntos essa resistência subterrânea de ressonância e cuidado.

 

* Serão criadas composições originais, bem como remixes. Todos podem, eventualmente, enviar seus sons para a coleção do álbum de subsolo que será enterrado ao redor do mundo.