Ventura Profana y Podeserdesligado
TRAQUEJOS PENTECOSTAIS PARA MATAR O SENHOR
/  05_DEZ / 21:00HS  /

 

https://www.instagram.com/venturaprofana/
https://podeserdesligado.bandcamp.com/

Ventura Profana nasceu na Bahia em 1993 e vive em Belo Horizonte. É compositora, cantora evangelista, escritora, performer e artista visual. Foi criada em templos batistas e se considera uma missionária. Sua prática está enraizada na pesquisa das implicações e metodologias do deuteronomismo no Brasil e no exterior, através da difusão das igrejas neopentecostais. Uma das finalistas do prêmio PIPA 2020, lançou neste ano o EP Traquejos Pentecostais para Matar o Senhor em parceria com o produtor Podeserdesligado. Considera sua música como “cristã”, pois parte da religião e a questiona.

 

Podesersdesligado é um projeto de Live PA do artista e performer Jhonnata Vicente que questiona o parco acesso de pessoas pretas à equipamentos para se produzir música no Brasil. Busca denunciar narrativas apropriadoras, que insistem em excluir pessoas negras do protagonismo de suas próprias histórias. Formado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde começou a investigar sonoridades no campo majoritariamente visual da performance, seu trabalho se desdobra em vários formatos: produção de beats, música eletrônica experimental e trilha sonora para filmes. Recentemente colaborou com o álbum Pajubá remix da cantora Linn da Quebrada e assina a produção musical do ministério de louvor de Ventura Profana. 

 

 

TRAQUEJOS PENTECOSTAIS PARA MATAR O SENHOR é fruto da junção benta dos louvores~ministrações de Ventura Profana ao toque~batida saturado de shofar e tambor de Podeserdesligado, que invocam fôlego para ressuscitar o ensejo de restituição, na congregação preta, trans~travesti, originária. “Com cantigas proféticas, de vitória e encantaria, freamos o plano necropolítico e alvejante de condenação do devorador. Desembainhamos espadas flamejantes e com exatidão acertamos a flechada na cabeça do inimigo.”