Renata Roman
Ou ver dentro
/  02_DEZ / 20:00HS  /

 

https://renataroman.tumblr.com

 

Renata Roman é artista sonora brasileira, autodidata e interdisciplinar baseada em Havana, Cuba. Pesquisa poéticas do som e da escuta e suas relações com memória, espaço e ativação de materialidades. Possui obras em diversos formatos e mídias, sobretudo instalações, rádio arte, música experimental e gravações de campo. 

 

É criadora e mantenedora do projeto Mapa Sonoro de São Paulo (SP SoundMap), um banco de dados com paisagens sonoras gravadas e coletadas na cidade e em seu entorno. É produtora da mostra Errática e co-produtora do projeto Dissonantes, ambas as propostas têm como objetivo central promover a visibilidade da produção de mulheres na cena experimental. Com seus trabalhos, participou de várias mostras, como: 30º Bienal de Artes de São Paulo (Mobile Radio), FILE Hypersonica 2012 (BR), Radiopherenia (UK), (H)ear XL II Multimedia Sound Art Exibition (UK), Hilltown New Music Festival (IR), Ecos 2013 (PT), Süden Radio (DE/IT), Datscha Radio (DE), Radio Documenta14, entre outros. Possui peças comissionadas por Tsonami Festival Internacional de Arte Sonoro 2015 (CH) e KUNSTRADIO (AT). 

 

Ou ver dentro é um vídeo sonoro comissionado para o Novas Frequências. “Ouvir o que está, antes de ver. A janela está fechada. As luzes se apagaram. No entanto, um mundo se revela.”