Camila Proto
Zonas de Escuta
/  01_a_13_DEZ /

 

https://www.camilaproto.com/

 

Camila Proto é artista multimídia e mestra em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seu trabalho, tanto no âmbito poético, quanto teórico, percorre o universo intersemiótico por meio de propostas participativas e conceituais, criando territórios movediços no entre da linguagem, da ciência e da filosofia, enquanto possíveis traduções da realidade.

 

Em 2017, participou do Circuito Universitário Internacional da Bienal de Curitiba, onde foi premiada com o segundo lugar pelas instalações interativas-sonoras Signos e Língua-mãe. Em 2019, participou do NIME (International Conference of New Interfaces for Musical Expression), em Porto Alegre, com a instalação Ilha Sonora, a qual também foi selecionada para o Prêmio de Arte Contemporânea da Aliança Francesa e premiada pelo edital CoMciência do MMGerdau, em Belo Horizonte. Em 2020, foi indicada ao 13º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria “Destaque em artista início de trajetória”, selecionada mais uma vez como finalista do Prêmio de Arte Contemporânea da Aliança Francesa e apontada pelo comitê de curadoria do Museu de Arte do Rio Grande do Sul para realizar sua primeira individual na instituição em 2021.

 

Desenvolvido para o Novas Frequências, Zonas de escuta são mapas em forma de lambe-lambe que tomam as ruas do Rio de Janeiro. O que aconteceria se pudéssemos adentrar um território literário por meio dos sons que ali se escutam? Ou se, de repente, as linhas do texto transformassem-se em relevos, fronteiras e espaços, a cada sonar da palavra? Zonas de escuta convidam à visita de distintos universos literários através do que ali soa, juntamente ao que ressoa em relação à tudo que está a sua volta.