Abenç0ada
viver no mundo exige que se dê partes de sua confiança as outres
/  01_a_13_DEZ /

 

http://cargocollective.com/bartira

 

Bartira, natural de Feira de Santana, Bahia, é artista sonora, musicista de eletrônica experimental e pesquisadora. Seu trabalho se apresenta através de performances, instalações e intervenções sonoras, resultado de pesquisas sobre conceitos de táticas sônicas de dominação (sound systems e paredões) que procuram preservar narrativas pretas existentes no contexto de tecnologia e cultura. Entrelaçando arte sonora e a produção intelectual e tecnológica preta, a artista tem criado trabalhos de ficções sônicas, enquanto pesquisa da realidade-ficção negra e sua intersecção com noções de hauntology e pós-humanidade. A espiritualidade do candomblé, seus elementos multissensoriais e a encruzilhada enquanto plataforma criativa que gera práticas e linguagens híbridas, também possui papel determinante nos seus trabalhos. Entendendo essas práticas espirituais como tecnologias em si, que conectam todos os tempos, suas narrativas sônicas se interessam por essas várias realidades alheias às timelines e que se articulam furtivamente no fundo virtual de nossa existência.

 

À convite do Novas Frequências, viver no mundo exige que se dê partes de sua confiança as outres é um podcast que conta a história das encruzilhadas, dos minerais escondidos debaixo da terra, em silêncio, em histeria, engatilhando as células imortais de Henrietta Lacks, um x no xerox. Cópias de cópias que cruzam e se expandem e se transformam em outros xs.